Tudo o que você precisa saber sobre os chakras

Os chakras são os centros energéticos do corpo. Quando os chakras são ativados pode se equilibrar a energia de nosso corpo fisico e espiritual,desenvolvendo poderes extraordinários como telepatia,clarividência,intuição,projeção astral e etc...E esses pontos tem ligação direta com nossos orgãos vitais.
A palavra chakras é de origem sânscrita,e se traduz pelo termo roda.
São percebidos por videntes como vórtices(redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais do corpo.

Os vedas(2.000 a.C ) contem os mais antigos registros sobre chakras de que se tem noticia.  Os principais chakras são sete, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde á uma das setes principais glândulas do corpo humano.
Cada um destes chakras corresponde com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais.
Se um desses 7 chakras não funciona de maneira correta e diminui a velocidade de rotação, o fluxo da energia fica inibido ou bloqueado, e isso pode resultar em doenças... nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral e através do desiquilíbrio desta energia vital que as pessoas acabam adoecendo e obstruindo a ligação com o divino. Dai, a relação entre as doenças e as crises emocionais. E muito comum ver pessoas transformando energias negativas em depressão,estresse,raiva,ódio,solidão em doenças físicas como câncer e outras ainda mais graves.
Varias terapias, como Reiki, e a cromoterapia se utilizam dos chakras como base para diagnostico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual.

Vamos conhecer agora os 7 chakras principais e suas funções:

Muladhara- O primeiro chakra,situado na base da espinha dorsal,relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios,sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

Swadhisthana- O segundo chakra,é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram energias cósmicas mais sutis, que a seguir distribuem pelo corpo. Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética.
Manipura- O terceiro chakra, localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções. Quando muito fraco sugere carencia energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças cronicas.

Anahata- O quarto chakra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e á devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se liberar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cárdicas.

Visuddha- O quinto chakra fica na frente da garganta e está ligado á tireoide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando o desenvolvimento, de forma geral,indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas,psíquicas e mentais.

Ajna- O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como ''terceiro olho'' ,está ligado á capacidade intuitiva e a percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo pisco-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.

Sahasrara- O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
                        
                          Algumas dicas básicas para ativar os chakras:

Concentrar-se no que está fazendo, pensando na região do chakra já é uma forma de reativá-lo. Procure ficar em um lugar tranquilo, para que nenhum barulho possa tirar sua concentração.

Coloque suas mãos abertas em frente ao chakra, sem tocar no corpo, e faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando o local,mas á distância.

Sentar-se na posição de lótus - pernas cruzadas - tronco ereto - e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou no terceiro olho.

As cores e os cristais são formas visuais de estimulação do chakras. Utilize a pedra com a cor correspondente a do chakra e direcione suas vibrações.

Para saber como esta o estado de cada um de seus chakras, faça um teste chakra, clicando aqui.

E pra finalizar um vídeo feito por Saulo Calderon com uma técnica para abertura do chakra frontal, que é o chakra ''terceiro olho'' ,para a abertura da clarividência.